SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Seduc-RS in the appropriation of TDIC in High School: what does the analysis of institutional news reveal?The High School Reform and the Platformization of Education: expansion of privatization and standardization of pedagogical processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ARAUJO, Hellen Gregol  and  LOPES, Alice Casimiro. Ações de redes políticas na pandemia: defendendo a aprendizagem e apagando contextos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61412.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61412.

Este artigo apresenta uma investigação sobre ações educativas de redes políticas de instituições privadas e filantrópicas, as quais disseminaram propostas curriculares, na pandemia da Covid-19, de forma articulada à defesa da Base Nacional Comum Curricular. Tal investigação incluiu lives, eventos por videoconferência, cursos e publicações online realizados no período de 2020 a 2022. Argumenta-se que o principal investimento discursivo dessas redes políticas foi na aprendizagem dos alunos, em antagonismo ao possível cenário de horror gerado pela perda de conhecimento/aprendizado pelo fechamento das escolas. As estratégias discursivas envolveram o apagamento dos contextos escolares, via universalização e afirmação de evidências dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem, reafirmando a ação dessas instituições na garantia de um futuro beatífico para a educação. Questiona-se o quanto a promessa desse futuro beatífico é desvinculada da política: é por “não serem políticas” que tais redes são apresentadas como podendo contribuir com a educação.

Keywords : redes políticas; contextualização; aprendizagem; políticas de currículo; pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )