SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Seduc-RS en la apropiación de las TDIC en la Educación Secundaria: ¿qué revela el análisis de las noticias institucionales?Reforma de la Enseñanza Secundaria y la Plataformatización de la Educación: expansión de la privatización y estandarización de los procesos pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ARAUJO, Hellen Gregol  y  LOPES, Alice Casimiro. Ações de redes políticas na pandemia: defendendo a aprendizagem e apagando contextos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61412.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61412.

Este artigo apresenta uma investigação sobre ações educativas de redes políticas de instituições privadas e filantrópicas, as quais disseminaram propostas curriculares, na pandemia da Covid-19, de forma articulada à defesa da Base Nacional Comum Curricular. Tal investigação incluiu lives, eventos por videoconferência, cursos e publicações online realizados no período de 2020 a 2022. Argumenta-se que o principal investimento discursivo dessas redes políticas foi na aprendizagem dos alunos, em antagonismo ao possível cenário de horror gerado pela perda de conhecimento/aprendizado pelo fechamento das escolas. As estratégias discursivas envolveram o apagamento dos contextos escolares, via universalização e afirmação de evidências dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem, reafirmando a ação dessas instituições na garantia de um futuro beatífico para a educação. Questiona-se o quanto a promessa desse futuro beatífico é desvinculada da política: é por “não serem políticas” que tais redes são apresentadas como podendo contribuir com a educação.

Palabras clave : redes políticas; contextualização; aprendizagem; políticas de currículo; pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )