SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Reforma de la Enseñanza Secundaria y la Plataformatización de la Educación: expansión de la privatización y estandarización de los procesos pedagógicosNueva Educación Secundaria: contenidos científicos en red en los procesos de enseñanza y aprendizaje en el Proyecto Connect índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ROCHA, Telma Brito; BRANDAO, Cleyton Williams Golveia da Silva  y  SOUZA, Leny Mara Cerqueira de. Fake News e Currículo: Percepções dos Professores de Língua Portuguesa do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá/Bahia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61394.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61394.

Este artigo analisou percepções sobre fake news de professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Vale do Jiquiriçá/Bahia, uma vez que as notícias falsas surgem como recurso de conflagração de uma guerra informacional e se tornam uma ferramenta por meio da qual se observa um processo de desinformação proposital da sociedade. Objetivou-se conhecer a compreensão dos docentes sobre fake news, avaliar se e como as fake news são discutidas na escola, verificar estratégias curriculares e pedagógicas usadas pelos educadores na discussão da temática. Operou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, adotando como instrumento de coleta de dados um questionário misto on-line. Nos resultados, identificamos docentes com entendimentos equivocados acerca das fake news e utilização de meios limitantes na checagem de fatos, bem como êxitos importantes na abordagem curricular.

Palabras clave : fake news; educação básica; estratégias curriculares; professores de língua portuguesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )