SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Fake News and Curriculum: Perceptions of Portuguese Language Teachers from the Identity Territory Vale do Jiquiriçá/BahiaAlgorithmic Governmentality and Teaching Knowledge: from Transcription to Digital Didactic Transcreation in University Teaching in a Pandemic Period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

TRINDADE, Sueli Perazzoli; TORRES, Patrícia Lupion  and  KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. Novo Ensino Médio: os conteúdos científicos em rede nos processos de ensino e aprendizagem no Projeto Connect. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61614.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61614.

A implementação do Novo Ensino Médio apresenta desafios que precisam de ser discutidos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas inovadoras, interativas, integradas e inclusivas no Novo Ensino Médio, por meio de conteúdos científicos em rede no Projeto Connect. O aporte teórico contempla autores que referenciam conceitos da escolarização aberta, como Okada (2007) e Connect (2020), e da pesquisa qualitativa, como Flick (2004). Com a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, a coleta de dados foi realizada em uma escola estadual no sul do Brasil, abrangendo professores e estudantes. A pesquisa revelou que é importante repensar práticas pedagógicas com conteúdos e ações científicas, de forma significativa e inovadora, articuladas com as redes e as áreas do conhecimento relevantes à realidade dos estudantes.

Keywords : novo ensino médio; escolarização aberta; ciência aberta; Projeto Connect.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )