SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Fake News y Currículo: Percepciones de Profesores de Lengua Portuguesa del Territorio Identitario Vale do Jiquiriçá/BahiaGubernamentalidad Algorítmica y Saberes Docentes: de la Transcripción a la Transcreación Didáctica Digital en la Docencia Universitaria en Época de Pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

TRINDADE, Sueli Perazzoli; TORRES, Patrícia Lupion  y  KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. Novo Ensino Médio: os conteúdos científicos em rede nos processos de ensino e aprendizagem no Projeto Connect. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61614.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61614.

A implementação do Novo Ensino Médio apresenta desafios que precisam de ser discutidos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas inovadoras, interativas, integradas e inclusivas no Novo Ensino Médio, por meio de conteúdos científicos em rede no Projeto Connect. O aporte teórico contempla autores que referenciam conceitos da escolarização aberta, como Okada (2007) e Connect (2020), e da pesquisa qualitativa, como Flick (2004). Com a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, a coleta de dados foi realizada em uma escola estadual no sul do Brasil, abrangendo professores e estudantes. A pesquisa revelou que é importante repensar práticas pedagógicas com conteúdos e ações científicas, de forma significativa e inovadora, articuladas com as redes e as áreas do conhecimento relevantes à realidade dos estudantes.

Palabras clave : novo ensino médio; escolarização aberta; ciência aberta; Projeto Connect.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )