SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21New Secondary Education: scientific content on the network in teaching and learning processes in the Connect ProjectThe Regional and International Contexts and History Teaching in the Amazon Mediated by Socio-digital Networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LEAL, Rafaela Esteves Godinho  and  CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Governamentalidade Algorítmica e Saberes Docentes: da Transcrição à Transcriação Didática Digital no Ensino Universitário em Período Pandêmico. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61607.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61607.

Este artigo objetiva analisar como se formou um saber docente específico durante o Ensino Remoto Emergencial a fim de entender o funcionamento da governamentalidade algorítmica na docência universitária. Utilizaram-se como referencial teórico-metodológico os conceitos de poder, saber e governo na perspectiva foucaultiana e como instrumento de coleta de dados, entrevistas com docentes universitários. Argumenta-se que a formação do saber experiencial tecnodidático teve como condições de emergência: bloqueios na produção do saber da prática docente; disponibilização da posição mestre ignorante; funcionamento dos mecanismos de transposição didática e de transcriação didática digitais. Tais condições normalizaram a utilização das plataformas digitais no ensino, atendendo às urgências da governamentalidade algorítmica na fabricação de uma Educação orientada a Dados.

Keywords : governamentalidade algorítmica; docência do ensino superior; inteligência artificial; saberes docentes; pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )