SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Gubernamentalidad Algorítmica y Saberes Docentes: de la Transcripción a la Transcreación Didáctica Digital en la Docencia Universitaria en Época de PandemiaAprendizaje en Equipos de Cómputo de Bajo Costo en Carreras de Pregrado: Percepción de Estudiantes en Clases a Distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

COSTA, Andrea Lilian Marques da; ALMEIDA, Fernando José de  y  ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira. Os Contextos Regionais e Internacionais e o Ensino de História na Amazônia Mediados pelas Redes Sociodigitais. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61534.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61534.

A sociedade e o currículo, o professor e o aluno se hibridizam como pares estruturantes na definição das finalidades do processo educativo e o uso das TDIC em sala de aula. A relevância de tal trabalho híbrido está em iniciar seus programas formativos pela análise do contexto territorial e social em que se desenvolve a vida dos alunos. Objetivou-se construir uma experiência que dê suporte à criação de desenhos de soluções tecnológicas que pudessem ser usadas em sala de aula e apoiassem a formação profissional dos alunos com relação ao uso das TDIC, a partir de análises de questões sociais. Participaram 38 estudantes da disciplina Educação, Mídias e Tecnologias Digitais, da Licenciatura em História do IFPA. Os resultados alcançados revelaram, por parte dos alunos, a percepção aguda de problemas locais e a capacidade de uso coerente das TDIC no processo de aprendizagem e em práticas pedagógicas consistentes.

Palabras clave : formação docente; ensino de história; redes sociodigitais; currículo; cultura digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )