SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Los Contextos Regionales y Internacionales y Enseñanza de la Historia en la Amazonia Mediadas por las Redes SociodigitalesEducación en línea en la Formación de Investigadores en el Posgrado Stricto Sensu: una experiencia con la producción de video-investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PAES, Carlos Eduardo de Barros  y  CAMPOS, Karlene do Socorro da Rocha. Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação: Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61647.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61647.

Neste artigo, descrevemos o uso técnico e pedagógico do Raspberry Pi e do smartphone em atividades remotas entre alunos graduandos. Trata-se da primeira etapa de um estudo de caso que visa a contribuir para a ampliação da inclusão digital no contexto educacional, considerando-se não apenas o acesso a equipamentos e recursos tecnológicos, mas também a atuação discente na construção de conhecimento por meio deles. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, norteada pela visão vigotskyana sobre a importância dos instrumentos na relação entre homem e realidade, bem como por estudos sobre tecnologias digitais na educação e sobre educação equitativa. Os dados revelam que tanto o Raspberry Pi quanto o smartphone são promissores, capazes de motivar os estudantes no processo de aprendizagem e promover sua inclusão em atividades propostas nos componentes curriculares de seus respectivos cursos.

Palabras clave : tecnologia educacional; educação equitativa; inclusão digital; Raspberry Pi; smartphone.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )