SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Os Contextos Regionais e Internacionais e o Ensino de História na Amazônia Mediados pelas Redes SociodigitaisA Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu: uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PAES, Carlos Eduardo de Barros  e  CAMPOS, Karlene do Socorro da Rocha. Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação: Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61647.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61647.

Neste artigo, descrevemos o uso técnico e pedagógico do Raspberry Pi e do smartphone em atividades remotas entre alunos graduandos. Trata-se da primeira etapa de um estudo de caso que visa a contribuir para a ampliação da inclusão digital no contexto educacional, considerando-se não apenas o acesso a equipamentos e recursos tecnológicos, mas também a atuação discente na construção de conhecimento por meio deles. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, norteada pela visão vigotskyana sobre a importância dos instrumentos na relação entre homem e realidade, bem como por estudos sobre tecnologias digitais na educação e sobre educação equitativa. Os dados revelam que tanto o Raspberry Pi quanto o smartphone são promissores, capazes de motivar os estudantes no processo de aprendizagem e promover sua inclusão em atividades propostas nos componentes curriculares de seus respectivos cursos.

Palavras-chave : tecnologia educacional; educação equitativa; inclusão digital; Raspberry Pi; smartphone.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )