SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Learning on Low-Cost Computing Equipments in Undergraduate Courses: Students’ Perception in Remote ClassesMobile Digital Technologies in EJA: territories in motion and the multiterritoriality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré; SANTOS, Edméa de Oliveira  and  VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo. A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu: uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61543.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61543.

Neste artigo, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito de uma disciplina do curso de Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da Educação Online na formação de pesquisadores na pós-graduação fundamentada pelos princípios da Ciberpesquisa-Formação. A pesquisa mostrou que a arquitetura do desenho didático articulada aos dispositivos portfólio e vídeo-pesquisa e aos atos de currículo promoveram a implicação, a autorização e a autonomia dos discentes. No entanto, alguns discentes sentiram dificuldade na produção do vídeo-pesquisa e no gerenciamento do tempo para a realização e participação das atividades assíncronas e síncronas. Contudo, a formação de pesquisadores foi alcançada a partir da compreensão da importância dos atos de currículo estarem em sintonia com os pressupostos da ciberpesquisa-formação.

Keywords : educação online; desenho didático interativo; ciberpesquisa-formação; portfólio; vídeo-pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )