SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação: Percepção dos Estudantes em Aulas RemotasAs Tecnologias Digitais Móveis na EJA: territórios em movimento e a multiterritorialidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré; SANTOS, Edméa de Oliveira  e  VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo. A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu: uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61543.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61543.

Neste artigo, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito de uma disciplina do curso de Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da Educação Online na formação de pesquisadores na pós-graduação fundamentada pelos princípios da Ciberpesquisa-Formação. A pesquisa mostrou que a arquitetura do desenho didático articulada aos dispositivos portfólio e vídeo-pesquisa e aos atos de currículo promoveram a implicação, a autorização e a autonomia dos discentes. No entanto, alguns discentes sentiram dificuldade na produção do vídeo-pesquisa e no gerenciamento do tempo para a realização e participação das atividades assíncronas e síncronas. Contudo, a formação de pesquisadores foi alcançada a partir da compreensão da importância dos atos de currículo estarem em sintonia com os pressupostos da ciberpesquisa-formação.

Palavras-chave : educação online; desenho didático interativo; ciberpesquisa-formação; portfólio; vídeo-pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )