SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Online Education in Researcher Formation in the Stricto Sensu PostGraduate: an experience with the production of video-researchNarratives, conversations, and multiple writings of life: curricular reverberations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Flávia Andréa dos  and  ABRANCHES, Sérgio Paulino. As Tecnologias Digitais Móveis na EJA: territórios em movimento e a multiterritorialidade. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61597.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61597.

O presente artigo versa sobre o encontro do território das Tecnologias Digitais Móveis com o território da Educação de Jovens e Adultos, dos significados que margeiam esse encontro e como os sentidos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade se inserem nesse diálogo. As reflexões apresentadas, decorrem dos dados obtidos através de uma entrevista semiestruturada aplicada com treze professores que lecionam nessa modalidade de ensino, nos Módulos I, II ou III. Como resultado, observou-se que a multiterritorialidade articula-se com o sentido de pertencimento construído bem como com as implicações atribuídas pelos professores ao uso dessas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos, que envolve, por exemplo, a possibilidade de contribuir para o processo de alfabetização, minimizar as diferenças etárias-geracionais e preparar o aluno para o mundo de trabalho.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; tecnologias digitais móveis na EJA; territórios; multiterritorialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )