SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educación en línea en la Formación de Investigadores en el Posgrado Stricto Sensu: una experiencia con la producción de video-investigaciónNarrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Flávia Andréa dos  y  ABRANCHES, Sérgio Paulino. As Tecnologias Digitais Móveis na EJA: territórios em movimento e a multiterritorialidade. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61597.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61597.

O presente artigo versa sobre o encontro do território das Tecnologias Digitais Móveis com o território da Educação de Jovens e Adultos, dos significados que margeiam esse encontro e como os sentidos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade se inserem nesse diálogo. As reflexões apresentadas, decorrem dos dados obtidos através de uma entrevista semiestruturada aplicada com treze professores que lecionam nessa modalidade de ensino, nos Módulos I, II ou III. Como resultado, observou-se que a multiterritorialidade articula-se com o sentido de pertencimento construído bem como com as implicações atribuídas pelos professores ao uso dessas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos, que envolve, por exemplo, a possibilidade de contribuir para o processo de alfabetização, minimizar as diferenças etárias-geracionais e preparar o aluno para o mundo de trabalho.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; tecnologias digitais móveis na EJA; territórios; multiterritorialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )