Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
GARCIA, Alexandra; MOREIRA, Maria Alfredo e AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61431. Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61431.
As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.
Palavras-chave : currículos; cotidianos; narrativas; ecologia dos saberes; justiça social.