SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narratives, conversations, and multiple writings of life: curricular reverberationsBetween the prescribed curriculum, the lived and narrated. Knowledge of the teaching experience in initial training from biographical coordinates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SUAREZ, Daniel Hugo. A virada pedagógica no Currículo, na formação e no profissão docente: experiências, princípios e inspirações com pesquisas narrativas em educação. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60011.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60011.

Este ensaio retoma alguns das discussões e desenvolvimentos apresentados no 1º Encontro de Giro. Ciclo de Conversas Internacionais em Torno das Narrativas nas Pesquisas e na Formação. Nessa ocasião, narrei e problematizei parte de minha trajetória e experiência no campo da pesquisa narrativa em educação, os princípios fundadores de meu trabalho e as inspirações que ele provocou em mim. Sem renunciar ao tom coloquial dessa apresentação, este texto pretende projetá-las em um campo mais amplo de questões que possam ter ressonância para os estudos curriculares. Para isso, recrio duas histórias liminares de mi percurso acadêmico e político com a documentação narrativa de experiências pedagógicas e exploro algumas de suas potencialidades para explicar a interseção entre pesquisa narrativa, currículo em ação, formação de professores e pedagogia na Argentina.

Keywords : pesquisa narrativa; currículo em ação; experiência educacional; formação de professores; documentação narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )