SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curricularesEntre el curriculum prescripto, el vivido y el narrado. Saberes de la experiencia docente en la formación inicial desde coordenadas biográficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SUAREZ, Daniel Hugo. A virada pedagógica no Currículo, na formação e no profissão docente: experiências, princípios e inspirações com pesquisas narrativas em educação. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60011.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60011.

Este ensaio retoma alguns das discussões e desenvolvimentos apresentados no 1º Encontro de Giro. Ciclo de Conversas Internacionais em Torno das Narrativas nas Pesquisas e na Formação. Nessa ocasião, narrei e problematizei parte de minha trajetória e experiência no campo da pesquisa narrativa em educação, os princípios fundadores de meu trabalho e as inspirações que ele provocou em mim. Sem renunciar ao tom coloquial dessa apresentação, este texto pretende projetá-las em um campo mais amplo de questões que possam ter ressonância para os estudos curriculares. Para isso, recrio duas histórias liminares de mi percurso acadêmico e político com a documentação narrativa de experiências pedagógicas e exploro algumas de suas potencialidades para explicar a interseção entre pesquisa narrativa, currículo em ação, formação de professores e pedagogia na Argentina.

Palabras clave : pesquisa narrativa; currículo em ação; experiência educacional; formação de professores; documentação narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )