SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21El giro pedagógico en el Currículum, la formación y el oficio de enseñar: experiencias, principios e inspiraciones con investigaciones narrativas en educaciónArtesanías narrativas: conversaciones entre el currículo y la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LAPADULA, Maria Florentina; AGUIRRE, Jonathan  y  PORTA, Luis. Entre o currículo prescrito, o vivido e narrado. Saberes da experiência docente na formação inicial desde coordenadas biográficas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59619.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59619.

O último desenho curricular para a formação inicial de professores de ensino fundamental na província de Buenos Aires (Argentina) é implementado a partir de 2008. Este artigo procura apresentar como o documento prescrito pelas autoridades educacionais foi redefinido e contextualizado pelos Institutos de Formação de Professores. Para isso, pretende-se recuperar os saberes da experiência que os professores dos estágios compartilham nos microterritórios da sala de aula com as(os) estudantes. A pesquisa assume uma abordagem epistêmico-metodológica interpretativa, qualitativa e microssocial. As várias etapas e instrumentos a serem utilizados serão entrelaçados a partir da abordagem biográfico-narrativa.

Palabras clave : currículo; formação de professores; pesquisa biográfico-narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )