SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A virada pedagógica no Currículo, na formação e no profissão docente: experiências, princípios e inspirações com pesquisas narrativas em educaçãoArtesanias narrativas: conversas entre currículo e formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LAPADULA, Maria Florentina; AGUIRRE, Jonathan  e  PORTA, Luis. Entre o currículo prescrito, o vivido e narrado. Saberes da experiência docente na formação inicial desde coordenadas biográficas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59619.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59619.

O último desenho curricular para a formação inicial de professores de ensino fundamental na província de Buenos Aires (Argentina) é implementado a partir de 2008. Este artigo procura apresentar como o documento prescrito pelas autoridades educacionais foi redefinido e contextualizado pelos Institutos de Formação de Professores. Para isso, pretende-se recuperar os saberes da experiência que os professores dos estágios compartilham nos microterritórios da sala de aula com as(os) estudantes. A pesquisa assume uma abordagem epistêmico-metodológica interpretativa, qualitativa e microssocial. As várias etapas e instrumentos a serem utilizados serão entrelaçados a partir da abordagem biográfico-narrativa.

Palavras-chave : currículo; formação de professores; pesquisa biográfico-narrativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )