SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The narrative dimension in the formation of mathematics teachers: reflections supported by the concepts of critical experience and formative experienceNarrative Learning in the Fabric of Other Possible Curricula with Beginning Teachers: Movements of a Research-Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza; FARIA, Juliana Batista  and  PEZZATO, Luciane Maria. Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas Pedagógicas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55681.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681.

O presente artigo tem como objetivo tematizar as potencialidades da escrita como dispositivo de pesquisaformação na formação inicial docente. Toma como referenciais teoricometodológicos abordagens narrativas (auto)biográficas e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, destacando, nomeadamente, o trabalho com diários e com a documentação narrativa de experiências pedagógicas. O desenvolvimento do estudo reafirma a formação inicial como espaçotempo de produção de conhecimentos pedagógicos, bem como as contribuições epistemopolíticas das narrativas, na composição de um repertório de possibilidades que fomentem o desenvolvimento e o aprimoramento de propostas de formação inicial de professoras e professores, elaboradas no diálogo entre a formação e a pesquisa, entre as universidades e as escolas de educação básica.

Keywords : curso de pedagogia; narrativas; diários; formação inicial docente; cotidianos escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )