Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza; FARIA, Juliana Batista e PEZZATO, Luciane Maria. Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas Pedagógicas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55681. Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681.
O presente artigo tem como objetivo tematizar as potencialidades da escrita como dispositivo de pesquisaformação na formação inicial docente. Toma como referenciais teoricometodológicos abordagens narrativas (auto)biográficas e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, destacando, nomeadamente, o trabalho com diários e com a documentação narrativa de experiências pedagógicas. O desenvolvimento do estudo reafirma a formação inicial como espaçotempo de produção de conhecimentos pedagógicos, bem como as contribuições epistemopolíticas das narrativas, na composição de um repertório de possibilidades que fomentem o desenvolvimento e o aprimoramento de propostas de formação inicial de professoras e professores, elaboradas no diálogo entre a formação e a pesquisa, entre as universidades e as escolas de educação básica.
Palavras-chave : curso de pedagogia; narrativas; diários; formação inicial docente; cotidianos escolares.