SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A dimensão narrativa na formação de professores de matemática: reflexões apoiadas nos conceitos de experiência crítica e experiência formadoraAprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes:Movimentos de uma Pesquisaformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza; FARIA, Juliana Batista  e  PEZZATO, Luciane Maria. Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas Pedagógicas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55681.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681.

O presente artigo tem como objetivo tematizar as potencialidades da escrita como dispositivo de pesquisaformação na formação inicial docente. Toma como referenciais teoricometodológicos abordagens narrativas (auto)biográficas e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, destacando, nomeadamente, o trabalho com diários e com a documentação narrativa de experiências pedagógicas. O desenvolvimento do estudo reafirma a formação inicial como espaçotempo de produção de conhecimentos pedagógicos, bem como as contribuições epistemopolíticas das narrativas, na composição de um repertório de possibilidades que fomentem o desenvolvimento e o aprimoramento de propostas de formação inicial de professoras e professores, elaboradas no diálogo entre a formação e a pesquisa, entre as universidades e as escolas de educação básica.

Palavras-chave : curso de pedagogia; narrativas; diários; formação inicial docente; cotidianos escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )