SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Reflexionando sobre Posibilidades de Investigación-formación en el Curso de Pedagogía: Diarios y Narrativas PedagógicasDesafíos Iniciales y Formas Para Aprender a Ser Docente Universitario: ¿Qué Cuentan los Memoriales Académicos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MORAIS, Joelson de Sousa. Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes:Movimentos de uma Pesquisaformação. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59682.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59682.

O estudo em pauta buscou indagar: como professoras/es iniciantes aprendem e tecem outros currículos possíveis no processo de constituição da docência nos movimentos de uma pesquisaformação? Tem como objetivo: compreender os processos de aprendizagem da docência e tessituras curriculares em narrativas de pesquisaformação com professoras/es iniciantes. A base teoricaepistemológica contou com: Josso (2010), Goodson (2019), Ricoeur (2010), Certeau (2012), entre outros. Trata-se de uma pesquisaformação realizada com quatro professoras/es iniciantes de Caxias-MA e usou os dispositivos metodológicos: diário de pesquisa, escrita narrativa, conversas e imersão no cotidiano escolar. Os resultados mostram a potência criativa e criadora da pesquisa com as/os professoras/es iniciantes tecendo outros currículos, conhecimentos e aprendizagens, engendrando, assim, novos estados de ser, pensar e narrar do sujeito.

Palabras clave : currículo; narrativas (auto)biográficas; pesquisaformação; professoras/es iniciantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )