SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas PedagógicasDesafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a): O que contam os Memoriais Acadêmicos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MORAIS, Joelson de Sousa. Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes:Movimentos de uma Pesquisaformação. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59682.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59682.

O estudo em pauta buscou indagar: como professoras/es iniciantes aprendem e tecem outros currículos possíveis no processo de constituição da docência nos movimentos de uma pesquisaformação? Tem como objetivo: compreender os processos de aprendizagem da docência e tessituras curriculares em narrativas de pesquisaformação com professoras/es iniciantes. A base teoricaepistemológica contou com: Josso (2010), Goodson (2019), Ricoeur (2010), Certeau (2012), entre outros. Trata-se de uma pesquisaformação realizada com quatro professoras/es iniciantes de Caxias-MA e usou os dispositivos metodológicos: diário de pesquisa, escrita narrativa, conversas e imersão no cotidiano escolar. Os resultados mostram a potência criativa e criadora da pesquisa com as/os professoras/es iniciantes tecendo outros currículos, conhecimentos e aprendizagens, engendrando, assim, novos estados de ser, pensar e narrar do sujeito.

Palavras-chave : currículo; narrativas (auto)biográficas; pesquisaformação; professoras/es iniciantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )