SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Desafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a): O que contam os Memoriais Acadêmicos?Educação Antirracista em Tempos de Pandemia: os Diários de Aula como Instrumento de Formação e Reinvenção do Currículo Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVA, Fabiana da  e  PASSOS, Mailsa Pinto. “Alguém que soubesse por que me calo”: a Roda de Mulheres do Parque das Missões como experiência emancipatória. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59669.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59669.

O presente artigo tem como objetivo narrar a experiência de um grupo de mulheres no Projeto Roda de Mulheres do Parque das Missões, comunidade no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tendo como foco a conversa como prática cotidiana onde a relação dialógica se manifesta. Trazemos algumas notas e reflexões para pensar o uso da linguagem poética, a relação entre a vida cotidiana, a ciência e a arte, em processos de emancipação de mulheres negras que compõem um coletivo, analisando como essa proposta poderia constituir-se em uma experiência de amor-ação, como nos ensinou bel hooks, e ainda como os estudos da linguagem contribuem de maneira relevante para nossa compreensão da vida social em um estudo no campo do Cotidiano.

Palavras-chave : mulheres negras; favela; conversas; linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )