SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“Alguém que soubesse por que me calo”: a Roda de Mulheres do Parque das Missões como experiência emancipatóriaO objeto de pesquisa como temporalidade e autobiografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de  e  SANTOS, Lorene dos. Educação Antirracista em Tempos de Pandemia: os Diários de Aula como Instrumento de Formação e Reinvenção do Currículo Escolar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59686.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59686.

Este artigo objetiva analisar o potencial das narrativas como instrumento de reflexão, de formação docente e de insurgências curriculares, partindo de pesquisa cujo objeto de estudo foi uma proposta de educação antirracista, empreendida por um grupo de professores de uma escola pública, em contexto de pandemia de Covid-19. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que realizou a “análise de conteúdo” de narrativas de experiências profissionais docentes coletadas por meio de diários de aula. O referencial teórico discute concepções e práticas de educação antirracista e o conceito de narrativas (auto)biográficas. Os resultados confirmam a importância da promoção de uma prática reflexiva para o desenvolvimento profissional docente e a necessidade de um trabalho sistematizado com a temática étnico-racial na elaboração de saberes profissionais docentes, em uma perspectiva antirracista.

Palavras-chave : educação antirracista; narrativas de experiências profissionais; diários de aula; educação na pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )