SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educación Antirracista en Tiempos de Pandemia: los Diarios de Aula como Instrumento de Formación y Reinvención del Currículo EscolarHacer Sentir. Testimonio de una Transformación de la Sensación. (Modos de Interrogar nuestras Prácticas Educativas y Pedagógicas) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. O objeto de pesquisa como temporalidade e autobiografia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59741.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59741.

O que trago hoje para vocês é o relato da construção de um itinerário de pesquisa que, ao modo de um lego, vai sendo constituído ao longo de estudos cuja direção nem sempre é intuída de imediato. Os textos, e essa me parece a forma do fazer científico em Educação, vão trazendo questões que, não necessariamente, estão na narrativa estudada, mas no encontro, a partir de um conjunto de circunstâncias muito singulares, com as narrativas com as quais nos deparamos ao longo do estudo. O tema da autobiografia, como metodologia, se notabiliza no contexto do movimento da reconceptualização americana que, em movimento análogo ao já descrito por Bachelard (1986), surge em polêmica com o pensamento educacional vigente, a saber, a educação tyleriana. Willian F. Pinar (2007), nesse contexto, desenvolve o método currere, que inspira o presente artigo. Portanto, o convite que faço a vocês por esse texto, é tentar pensar o não-sujeito, desenhando o si próprio como um modo operatório singular da responsividade, do ato de responder às interpelações do mundo. Do meu ponto de vista, nossa tarefa mais importante enquanto pesquisadores/educadores, nos dias que correm, é contribuir, se não para o fim, para uma diminuição drástica das desigualdades sociais. Nesse movimento de tentar substituir o individualismo pela interdependência (BUTLER, 2021b), meu objeto é meu próprio magistério que mescla existência e ciência, seus paradoxos, suas aporias.

Palabras clave : currículo; autobiografia; currere.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )