SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Hacer Sentir. Testimonio de una Transformación de la Sensación. (Modos de Interrogar nuestras Prácticas Educativas y Pedagógicas)Currículo e Fronteras: intertextos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59921.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59921.

Ideais relacionais entre (auto)biografia, ciência e arte entrecruzam análises de questões de formação da autobiografia de Oliver Sacks (2015), a partir de dois argumentos chaves que organizam as entradas do texto. A primeira descreve, de forma abreviada, aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica; e a segunda centra-se na análise de questões de formação, escolarização, relações familiares e atuação profissional vividas por Sacks. Objetiva-se situar a bricolagem humana, através de eventos sucessivos experienciados pelo biógrafo, num diálogo entre memórias, aventuras, conflitos, desafios pessoais e profissionais, ao revelar percursos de vida-formação marcados por discursos biográficos da experiência do narrador e dimensões temporais de sua vida-formação.

Palabras clave : (auto)biografia; Olivier Sacks; formação; escolarização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )