SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Fazer Sentir. Testemunho de uma Transformação da Sensação. (Modos de Interrogar nossas Práticas Educativas e Pedagógicas)Currículo e Fronteiras: intertextos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59921.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59921.

Ideais relacionais entre (auto)biografia, ciência e arte entrecruzam análises de questões de formação da autobiografia de Oliver Sacks (2015), a partir de dois argumentos chaves que organizam as entradas do texto. A primeira descreve, de forma abreviada, aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica; e a segunda centra-se na análise de questões de formação, escolarização, relações familiares e atuação profissional vividas por Sacks. Objetiva-se situar a bricolagem humana, através de eventos sucessivos experienciados pelo biógrafo, num diálogo entre memórias, aventuras, conflitos, desafios pessoais e profissionais, ao revelar percursos de vida-formação marcados por discursos biográficos da experiência do narrador e dimensões temporais de sua vida-formação.

Palavras-chave : (auto)biografia; Olivier Sacks; formação; escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )