SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21(Auto)biografía, ciencia y arte: diálogos con Oliver SacksMigración Curricular: Cada Día, Cruces y Creaciones desde Otros Márgenes como Posibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CASALI, Alípio Márcio Dias  y  UCHOA, Márcia Maria Rodrigues. Currículo e Fronteiras: intertextos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e58786.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58786.

O artigo tem como objetivo problematizar a discussão acerca das fronteiras em sua intersecção com o currículo. Parte-se da consideração das experiências e do consequente debate acerca das fronteiras, prementes no contexto atual, dada a frequência e a dramaticidade dos deslocamentos de sujeitos e grupos e a formação heterogênea dos espaços sociais, que reverberam na construção de identidades fluidas e em permanente construção, impactando as relações sociais, sobretudo nos ambientes curriculares de formação. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências as contribuições de José de Souza Martins (2018), Boaventura de Sousa Santos (1994, 2003, 2010), Stuart Hall (2014, 2015), Homi Bhabha (2013), dentre outros. É explorada a hipótese analítica segundo a qual as fronteiras culturais que permeiam o currículo devam se constituir em oportunidades de negociação cultural, numa perspectiva de interculturalidade, tomando-se a irredutibilidade da alteridade como princípio ético da ação educativa.

Palabras clave : currículo; cultura; fronteiras; alteridade; interculturalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )