SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21(Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver SacksMigrações Curriculares: Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como Possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CASALI, Alípio Márcio Dias  e  UCHOA, Márcia Maria Rodrigues. Currículo e Fronteiras: intertextos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e58786.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58786.

O artigo tem como objetivo problematizar a discussão acerca das fronteiras em sua intersecção com o currículo. Parte-se da consideração das experiências e do consequente debate acerca das fronteiras, prementes no contexto atual, dada a frequência e a dramaticidade dos deslocamentos de sujeitos e grupos e a formação heterogênea dos espaços sociais, que reverberam na construção de identidades fluidas e em permanente construção, impactando as relações sociais, sobretudo nos ambientes curriculares de formação. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências as contribuições de José de Souza Martins (2018), Boaventura de Sousa Santos (1994, 2003, 2010), Stuart Hall (2014, 2015), Homi Bhabha (2013), dentre outros. É explorada a hipótese analítica segundo a qual as fronteiras culturais que permeiam o currículo devam se constituir em oportunidades de negociação cultural, numa perspectiva de interculturalidade, tomando-se a irredutibilidade da alteridade como princípio ético da ação educativa.

Palavras-chave : currículo; cultura; fronteiras; alteridade; interculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )