SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Currículo e Fronteras: intertextosDiversidad en el Aula y sus Influencias en la Formación de Identidades Discentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CHAGAS, Claudia; MACHADO, Marcelo Ferreira; CASTRO, Maria Cecília Sousa de  y  LOBO, Thamy. Migrações Curriculares: Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como Possibilidades. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55640.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55640.

Neste texto, apresentamos um estudo das pesquisas com os cotidianos acerca das travessias curriculares necessárias desde o aparecimento do novo coronavírus. Nosso objetivo é compreender como os ‘praticantespensantes’ das redes educativas estão ressignificando os currículos. Essas redes, que formamos e pelas quais somos formados, possibilitam as criações de ‘Migrações Curriculares’. A partir de um conto de Guimarães Rosa, conversamos com teóricos como Certeau, Bhabha, Deleuze e Alves. Foram implicadas as ‘praticasteoriaspraticas’ dos autores que atuam em diferentes ‘espaçostempos’. A metodologia de pesquisa se dá por meio de conversas com os ‘praticantespensantes’. À guisa de conclusão, entendemos que as travessias curriculares identificam a importância dos sentidos, dos afetos, das artes e da coletividade como caminho para ressignificarmos o mundo e nossa existência.

Palabras clave : currículos; cotidianos; pandemia; migrações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )