SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Currículo e Fronteiras: intertextosA Diversidade na Sala de Aula e suas Influências na Formação de Identidades Discentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CHAGAS, Claudia; MACHADO, Marcelo Ferreira; CASTRO, Maria Cecília Sousa de  e  LOBO, Thamy. Migrações Curriculares: Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como Possibilidades. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55640.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55640.

Neste texto, apresentamos um estudo das pesquisas com os cotidianos acerca das travessias curriculares necessárias desde o aparecimento do novo coronavírus. Nosso objetivo é compreender como os ‘praticantespensantes’ das redes educativas estão ressignificando os currículos. Essas redes, que formamos e pelas quais somos formados, possibilitam as criações de ‘Migrações Curriculares’. A partir de um conto de Guimarães Rosa, conversamos com teóricos como Certeau, Bhabha, Deleuze e Alves. Foram implicadas as ‘praticasteoriaspraticas’ dos autores que atuam em diferentes ‘espaçostempos’. A metodologia de pesquisa se dá por meio de conversas com os ‘praticantespensantes’. À guisa de conclusão, entendemos que as travessias curriculares identificam a importância dos sentidos, dos afetos, das artes e da coletividade como caminho para ressignificarmos o mundo e nossa existência.

Palavras-chave : currículos; cotidianos; pandemia; migrações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )