SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Curriculum Migration: Everydays, Crossings and Creations from Other Margins as PossibilitiesCurriculum and subjectivtion practices: a socio-epistemological approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LOPES, Maria da Conceição Oliveira  and  SILVA, Fabrício Oliveira da. A Diversidade na Sala de Aula e suas Influências na Formação de Identidades Discentes. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e49195.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e49195.

O artigo analisa como tem sido o trabalho de professores com a diversidade na educação básica, a partir de narrativas sobre suas práticas de mediação pedagógica desenvolvidas com o intuito de gerar reflexões em torno do processo de formação identitária. A pesquisa trilhou no lastro da discussão acerca de diversidade, identidade, diferença, práticas pedagógicas, nos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram cinco professoras de História da Educação Básica e três licenciandos em História de uma universidade pública. Os resultados permitem concluir que há percepções dos colaboradores a respeito da importância de desenvolver práticas educativas que contemplem temáticas da diversidade, mas ainda um trabalho tímido, quase que solitário no tocante a uma pedagogia fundamentalmente encorpada sobre o reconhecimento da diversidade e das diferentes identidades presentes na escola.

Keywords : diversidade; identidade; diferença; prática pedagógica; narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )