SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Migrações Curriculares: Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como PossibilidadesCurrículo e práticas de subjetivação: uma abordagem socioepistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LOPES, Maria da Conceição Oliveira  e  SILVA, Fabrício Oliveira da. A Diversidade na Sala de Aula e suas Influências na Formação de Identidades Discentes. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e49195.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e49195.

O artigo analisa como tem sido o trabalho de professores com a diversidade na educação básica, a partir de narrativas sobre suas práticas de mediação pedagógica desenvolvidas com o intuito de gerar reflexões em torno do processo de formação identitária. A pesquisa trilhou no lastro da discussão acerca de diversidade, identidade, diferença, práticas pedagógicas, nos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram cinco professoras de História da Educação Básica e três licenciandos em História de uma universidade pública. Os resultados permitem concluir que há percepções dos colaboradores a respeito da importância de desenvolver práticas educativas que contemplem temáticas da diversidade, mas ainda um trabalho tímido, quase que solitário no tocante a uma pedagogia fundamentalmente encorpada sobre o reconhecimento da diversidade e das diferentes identidades presentes na escola.

Palavras-chave : diversidade; identidade; diferença; prática pedagógica; narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )