SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Diversity in the Classroom and their Influences in the Formation of Discent IdentitiesEvidence of the Personal-Professional Identity of Undergraduates in Biological Sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FERRARO, José Luís. Currículo e práticas de subjetivação: uma abordagem socioepistemológica. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e52413.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52413.

Considerando a subjetividade como elemento central deste ensaio, o presente tem como objetivo o estudo do sujeito enquanto ente deslocado para o interior da Educação em sua interface com a Filosofia e a Sociologia. A proposição de uma abordagem socioepistemológica inspira-se no materialismo histórico-dialético para produzir uma espécie de grade de inteligibilidade que promova uma análise do sujeito. Assim, o sujeito-objeto é tomado em sua relação com o socius e colocado em perspectiva para que se possa analisá-lo. Nesse sentido, insere-se a discussão curricular. O currículo como dimensão social que nos permite analisar subjetividades em prática no interior das micropolíticas das relações pedagógicas das instituições escolares como produto de uma dialética da realidade.

Keywords : currículo; práticas de subjetivação; abordagem socioepistemológica; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )