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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

TSUZUKI, Felipe; PASSOS, Marinez Meneghello  e  MAISTRO, Virgínia Iara de Andrade. Indícios da Identidade Pessoal-Profissional de Licenciandos/as em Ciências Biológicas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54873.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54873.

Com a alteração curricular no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública, a disciplina Práticas Pedagógicas: Sexualidade e Saúde foi adicionada, tornando-se o primeiro contato dos/as estudantes com os conteúdos pertinentes à docência, somados à temática da sexualidade, que pela primeira vez institucionalizava-se no currículo. Assim, questionou-se: que indícios da identidade pessoal-profissional de licenciandos/as em Ciências Biológicas, uma disciplina de educação para a sexualidade mobiliza? Para responder a tal questão, produziu-se uma avaliação da disciplina que foi respondida por 28 licenciandos/as que a cursaram no ano de 2015. Tal avaliação objetivava o registro dos indícios da identidade pessoal-profissional deste professor em formação para posterior análise. As respostas foram submetidas à Análise Textual Discursiva, que possibilitou a identificação de três categorias emergentes: Formações de si; Percepções de educação para a sexualidade; Instrumentalizações para a educação sexual.

Palavras-chave : práticas pedagógicas; sexualidade e saúde; formação inicial em ciências biológicas; identidade pessoal-profissional.

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