SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Evidence of the Personal-Professional Identity of Undergraduates in Biological SciencesSchool Practices of History on the Therapeutic Divan: “Deconstruction” of a Research Project and of a Teacher in Phd Studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

NORONHA, Arimaté Alves; LOPES, Jayane Mara Rosendo; MEDEIROS FILHO, Antônio Evanildo Cardoso de  and  VIDAL, Eloisa Maia. Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51793.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51793.

O artigo investiga a relação entre os resultados de desempenho dos estudantes de duas escolas públicas estaduais de ensino médio, em Fortaleza (CE), e um conjunto de indicadores relacionados à organização escolar e aos docentes, considerando a série histórica de 2010 - 2019. Caracteriza-se como um estudo de natureza quantitativa, com dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e na Secretaria da Educação do Ceará. A análise permitiu identificar fatores externos e internos à escola que estão relacionados com o desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala, como nível socioeconômico, condições de oferta nos dois estabelecimentos, com grandes variações na média de horas aulas diárias, complexidade da gestão escolar e indicadores associados aos professores, como adequação da formação, esforço e regularidade do corpo docente.

Keywords : indicadores educacionais; escolas estaduais; ensino médio; proficiência escolar; Spaece.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )