SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Evidencia de la Identidad Personal-Profesional de los Licenciados en Ciencias BiológicasPrácticas Escolares de Historia Sobre el Divan Terapéutico: “Deconstrucción” de un Proyecto de Investigación y de un Profesor en Doctorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

NORONHA, Arimaté Alves; LOPES, Jayane Mara Rosendo; MEDEIROS FILHO, Antônio Evanildo Cardoso de  y  VIDAL, Eloisa Maia. Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51793.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51793.

O artigo investiga a relação entre os resultados de desempenho dos estudantes de duas escolas públicas estaduais de ensino médio, em Fortaleza (CE), e um conjunto de indicadores relacionados à organização escolar e aos docentes, considerando a série histórica de 2010 - 2019. Caracteriza-se como um estudo de natureza quantitativa, com dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e na Secretaria da Educação do Ceará. A análise permitiu identificar fatores externos e internos à escola que estão relacionados com o desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala, como nível socioeconômico, condições de oferta nos dois estabelecimentos, com grandes variações na média de horas aulas diárias, complexidade da gestão escolar e indicadores associados aos professores, como adequação da formação, esforço e regularidade do corpo docente.

Palabras clave : indicadores educacionais; escolas estaduais; ensino médio; proficiência escolar; Spaece.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )