SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Relation between performance and educational indexes in two public high schools from the CearáArquiving and archivization of poetic images of teaching in the archive of the objects of thinking project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos  and  ERNESTO, Eduardo Servo. Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico: “Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54353.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54353.

O objetivo deste texto é problematizar, na tessitura de um projeto de pesquisa, práticas escolares socioculturais situadas, que mobilizam a disciplina de História, sugerindo um currículo voltado para os usos do conhecimento histórico nas dimensões práticas da vida. A desconstrução do projeto aparece como performance de diálogos ficcionais entre orientador e orientando, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de linguagem, terapia filosófica, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista e estudos curriculares. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário. Os jogos de cena esclarecem, de modo terapêutico, que a construção de um projeto de pesquisa se dá por tensões, empatia, marcas, desconstruções e subjetividades.

Keywords : ensino de História; jogos de cenas; práticas pedagógicas; desconstrução; práticas curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )