SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Relación entre desempeño e indicadores educativos en dos escuelas secundarias de la red pública de CearáArchivamiento y archivización de imágenes poéticas de docencia en el archivo del proyecto objetos de pensar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos  y  ERNESTO, Eduardo Servo. Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico: “Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54353.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54353.

O objetivo deste texto é problematizar, na tessitura de um projeto de pesquisa, práticas escolares socioculturais situadas, que mobilizam a disciplina de História, sugerindo um currículo voltado para os usos do conhecimento histórico nas dimensões práticas da vida. A desconstrução do projeto aparece como performance de diálogos ficcionais entre orientador e orientando, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de linguagem, terapia filosófica, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista e estudos curriculares. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário. Os jogos de cena esclarecem, de modo terapêutico, que a construção de um projeto de pesquisa se dá por tensões, empatia, marcas, desconstruções e subjetividades.

Palabras clave : ensino de História; jogos de cenas; práticas pedagógicas; desconstrução; práticas curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )