SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do CearáArquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos  e  ERNESTO, Eduardo Servo. Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico: “Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54353.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54353.

O objetivo deste texto é problematizar, na tessitura de um projeto de pesquisa, práticas escolares socioculturais situadas, que mobilizam a disciplina de História, sugerindo um currículo voltado para os usos do conhecimento histórico nas dimensões práticas da vida. A desconstrução do projeto aparece como performance de diálogos ficcionais entre orientador e orientando, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de linguagem, terapia filosófica, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista e estudos curriculares. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário. Os jogos de cena esclarecem, de modo terapêutico, que a construção de um projeto de pesquisa se dá por tensões, empatia, marcas, desconstruções e subjetividades.

Palavras-chave : ensino de História; jogos de cenas; práticas pedagógicas; desconstrução; práticas curriculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )