SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21School Practices of History on the Therapeutic Divan: “Deconstruction” of a Research Project and of a Teacher in Phd StudiesFull-Time Education Program (Proei) in Bahia State: a Study Case in Juazeiro City author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RIBEIRO, Inauã Weirich; CAMARGO, Jeferson Cristian Zick  and  MUNHOZ, Angélica Vier. Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55306.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55306.

Este artigo, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), toma a docência como imagem poética para distanciar-se de uma imagem dogmática. Pergunta-se: de que modos produzimos imagens sobre a docência? O objetivo é arquivizar imagens de docência a partir do arquivo do Projeto de Pesquisa Objetos de Pensar, criado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento. Para abordar a noção de imagem poética e imagem dogmática de pensamento, aproxima-se de Octávio Paz (2012) e Gilles Deleuze (2006). Como método, utiliza o arquivo em Foucault (2008) e, como procedimentos, o arquivamento e a arquivização, de Aquino e Val (2018). O movimento de arquivização permitiu a multiplicação das imagens em cerca de 150 ditos e aproximadamente 40 discursos-imagens diferentes de docência.

Keywords : imagem poética de docência; objetos de pensar; arquivo; arquivamento; arquivização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )