SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Prácticas Escolares de Historia Sobre el Divan Terapéutico: “Deconstrucción” de un Proyecto de Investigación y de un Profesor en DoctoradoPrograma de Educación Integral (Proei) en Bahia: un Estudio de Caso en la Ciudad de Juazeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RIBEIRO, Inauã Weirich; CAMARGO, Jeferson Cristian Zick  y  MUNHOZ, Angélica Vier. Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55306.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55306.

Este artigo, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), toma a docência como imagem poética para distanciar-se de uma imagem dogmática. Pergunta-se: de que modos produzimos imagens sobre a docência? O objetivo é arquivizar imagens de docência a partir do arquivo do Projeto de Pesquisa Objetos de Pensar, criado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento. Para abordar a noção de imagem poética e imagem dogmática de pensamento, aproxima-se de Octávio Paz (2012) e Gilles Deleuze (2006). Como método, utiliza o arquivo em Foucault (2008) e, como procedimentos, o arquivamento e a arquivização, de Aquino e Val (2018). O movimento de arquivização permitiu a multiplicação das imagens em cerca de 150 ditos e aproximadamente 40 discursos-imagens diferentes de docência.

Palabras clave : imagem poética de docência; objetos de pensar; arquivo; arquivamento; arquivização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )