SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico: “Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-DoutorandoPrograma de Educação Integral (Proei) na Bahia: um Estudo de Caso na Cidade de Juazeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RIBEIRO, Inauã Weirich; CAMARGO, Jeferson Cristian Zick  e  MUNHOZ, Angélica Vier. Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55306.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55306.

Este artigo, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), toma a docência como imagem poética para distanciar-se de uma imagem dogmática. Pergunta-se: de que modos produzimos imagens sobre a docência? O objetivo é arquivizar imagens de docência a partir do arquivo do Projeto de Pesquisa Objetos de Pensar, criado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento. Para abordar a noção de imagem poética e imagem dogmática de pensamento, aproxima-se de Octávio Paz (2012) e Gilles Deleuze (2006). Como método, utiliza o arquivo em Foucault (2008) e, como procedimentos, o arquivamento e a arquivização, de Aquino e Val (2018). O movimento de arquivização permitiu a multiplicação das imagens em cerca de 150 ditos e aproximadamente 40 discursos-imagens diferentes de docência.

Palavras-chave : imagem poética de docência; objetos de pensar; arquivo; arquivamento; arquivização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )