SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Programa de Educación Integral (Proei) en Bahia: un Estudio de Caso en la Ciudad de JuazeiroCuerpos infantiles y pandemia: contraposiciones para la existencia de un currículo común índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MUYLAERT, Naira; SEQUEIRA, Deisilucy de Aragão F.; LAGE, Alda Siqueira  y  SOUZA, Tatiane Rodrigues. BNCC: Coalizões em Disputa na Formulação da Política Curricular Nacional. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51258.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51258.

O processo de construção da BNCC foi marcado por um cenário de instabilidade política e de embates entre inúmeros atores envolvidos em sua elaboração. Na ocasião, dois grupos se formaram, um se posicionando a favor e outro contrário à criação da Base. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender os principais argumentos que sustentam os dois posicionamentos a partir dos conceitos de sistema de crenças e de coalizões de defesa de Paul Sabatier. Para tanto, analisamos dois documentos publicados por duas entidades que representam, cada qual, uma coalização. Embora partam de conceitos comuns, como direito à educação, desigualdade de aprendizagem, homogeneização do ensino e qualidade educacional, as coalizões assumem posicionamentos diferentes, o que traz mais questionamentos do que esclarecimentos acerca da compreensão desses conceitos.

Palabras clave : BNCC; modelo de coalizão de defesa; sistema de crenças; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )