SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21BNCC: Coalizões em Disputa na Formulação da Política Curricular NacionalEstratégias retóricas do Todos Pela Educação: contexto de influência e de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ANDRADE, Ana Paula Menezes  e  SOARES, Jurema Rosa Lopes. Corpos infantis e pandemia: contraposições para a existência de um currículo comum. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54732.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54732.

Percebendo a perda da potência das múltiplas formas de aprender e ensinar diante da exigência de um currículo nacional comum, escrevemos com o objetivo de refletir sobre conceitos capazes de pôr em evidência algumas consequências da pandemia de Covid-19 para a experiência discente e para os currículos escolares. Para tanto, lançamos mão de autores como Sennett (2003), Arroyo (2012), Buss-Simão (2012), Souza (2020), Correia e Zoboli (2021), Moreira, Santos e Gandin (2017). A análise dos conceitos de “corpo, cidade, noções comuns, periferia urbana e efeito de território” trouxe atenção para a pretensão de subjugar os corpos pelo estabelecimento de um currículo comum nacional. De modo que concluímos que a Base Nacional Comum Curricular despotencializa os corpos infantis como se eles não se manifestassem, apenas fluíssem de acordo com o que se pensou para eles, num projeto de sociedade.

Palavras-chave : corpo infantil; escola; isolamento social; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )