SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Cuerpos infantiles y pandemia: contraposiciones para la existencia de un currículo comúnUniversalización no Excluyente e Individualización Inclusiva: Discusiones Curriculares Alrededor de DUA y de PEI para la Inclusión Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Geniana dos; CRAVEIRO, Clarissa Bastos  y  DESTRO, Denise de Souza. Estratégias retóricas do Todos Pela Educação: contexto de influência e de intervenção. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55013.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55013.

Neste artigo, destaca-se, a partir da perspectiva discursiva e da análise retórica, estratégias em torno dos direitos educacionais na contingência instaurada pelo Coronavírus Sars-Cov-2. Problematiza-se um cenário de disputas sobre o funcionamento das escolas e a atuação dos professores em que o movimento Todos Pela Educação projeta significação de ordenamento e de normatização. Como resultados, identificaram-se a redução/condensação da Educação a Distância às ferramentas utilizadas nessa modalidade de ensino e um investimento pertinente à cientificidade dos dados que subsidiam a tomada de decisões nas políticas educacionais, construção discursiva que opera como fundamento das políticas deliberativas.

Palabras clave : retórica; Todos Pela Educação; direitos educacionais; pandemia; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )