SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Corpos infantis e pandemia: contraposições para a existência de um currículo comumUniversalização Não Excludente e Individualização Inclusiva: Debates Curriculares em Torno do DUA e do PEI para a Inclusão Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Geniana dos; CRAVEIRO, Clarissa Bastos  e  DESTRO, Denise de Souza. Estratégias retóricas do Todos Pela Educação: contexto de influência e de intervenção. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55013.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55013.

Neste artigo, destaca-se, a partir da perspectiva discursiva e da análise retórica, estratégias em torno dos direitos educacionais na contingência instaurada pelo Coronavírus Sars-Cov-2. Problematiza-se um cenário de disputas sobre o funcionamento das escolas e a atuação dos professores em que o movimento Todos Pela Educação projeta significação de ordenamento e de normatização. Como resultados, identificaram-se a redução/condensação da Educação a Distância às ferramentas utilizadas nessa modalidade de ensino e um investimento pertinente à cientificidade dos dados que subsidiam a tomada de decisões nas políticas educacionais, construção discursiva que opera como fundamento das políticas deliberativas.

Palavras-chave : retórica; Todos Pela Educação; direitos educacionais; pandemia; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )