SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estrategias retóricas del Todos por la Educación: contexto de influencia e intervenciónMétodo experimental y procedimientos científicos como contenido en educación primaria: una posible construcción curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Andrialex William da; MAGALHAES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; SANTOS, Rogério Alves dos  y  GUEUDEVILLE, Rosane Santos. Universalização Não Excludente e Individualização Inclusiva: Debates Curriculares em Torno do DUA e do PEI para a Inclusão Escolar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55830.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55830.

O texto objetiva refletir sobre como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Plano Educacional Individualizado (PEI) se relacionam com a promoção da inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial. O DUA propõe um modelo de ensino que visa diminuir as barreiras metodológicas a partir de um currículo acessível para todos os alunos, uma vez que proporciona modos múltiplos de apresentação, de execução e de engajamento. O PEI, por outro lado, pensa em estratégias específicas de ensino para alunos que demandem adaptações no currículo. Consideramos que a prática pedagógica inclusiva, de fato, busca a promoção de propostas que atendam todo o alunado. Entretanto, em casos específicos, é necessária a individualização do ensino para o processo de inclusão. Assim, compreendemos que DUA e PEI são propostas curriculares complementares no desenvolvimento da inclusão escolar.

Palabras clave : inclusão escolar; currículo; desenho universal para a aprendizagem; plano educacional individualizado; prática pedagógica inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )