SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental: uma construção curricular possívelCurrículo e Formação Humana: Dilemas da Sociedade Contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ROCHA JUNIOR, Orandes Carlos da  e  GATTI, Giseli Cristina do Vale. Materiais Didáticos para o Ensino de História nas Escolas Públicas na Região de São Joaquim da Barra/SP: o Sistema Apostilado de Ensino vs. Livro Didático. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55565.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55565.

Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa sobre materiais didáticos de História utilizados nas escolas públicas, estaduais e municipais, nas cidades da Diretoria Regional de Ensino (DIREN) de São Joaquim da Barra/SP, entre os anos de 2017-2019. O objeto foi comparar os conteúdos de História presentes nos diferentes materiais didáticos, as apostilas dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) e os Livros Didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) usados no Ensino Fundamental Final (6.º - 9.º anos) nas escolas compreendidas pela pesquisa. Como contraponto para analisar o SAE, adotamos os mesmos critérios didáticos pedagógicos dispostos na avaliação dos livros didáticos de História na edição 2017 do PNLD. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual valeu-se da comparação como a principal operação lógico-metodológica.

Palavras-chave : materiais didáticos de história; sistemas apostilados de ensino; livro didático; PNLD.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )