SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Curriculum and Human Formation: Dilemmas of Contemporary SocietyFor a Non-Classification of Critical and Post-Critical Pedagogies: Provocative Dialogues with Tomaz Tadeu da Silva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

DIOGO, Maria Fernanda  and  CHRIST, Charles Augusto. A Disciplina Psicologia no Currículo das Licenciaturas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56289.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56289.

Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória1, objetivou-se interpretar a potencialidade de o ensino de psicologia contribuir para que os/as licenciandos/as formem uma práxis docente, pois esses/as profissionais precisam desenvolver sólidos conhecimentos teórico-metodológicos em sua área específica e no campo educacional, sendo capazes de refletir continuamente sobre a ação educativa. Na análise dos questionários, verificou-se que os sentidos atribuídos aos conteúdos do campo da psicologia contribuíram para a construção de uma visão crítico-reflexiva e ético-política do cotidiano escolar, ampliando horizontes interpretativos. Esses conteúdos não são abordados por nenhuma outra unidade curricular, assim, sugere-se melhor delimitar na ementa dessa disciplina as temáticas que devem ser tratadas à luz dos referenciais teóricos da psicologia.

Keywords : ensino de psicologia; licenciaturas; formação docente; práxis docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )